terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Por amor ou por dinheiro?

Alguns meses atrás, perguntei no facebook: "você trabalha por amor ou por dinheiro?". Não que eu seja uma pessoa influente, até porque isso é muito relativo (e papo para outro texto), mas bateu uma curiosidade/dúvida se eu mesma estava fazendo as coisas "direito".

As respostas não me surpreenderam.
Como eu imaginava, quem respondeu trabalhar por amor, faz o que gosta, custe o que custar (mas eu aposto que boa parte não faz nada de graça, então fica a reflexão). E quem trabalha por dinheiro, provavelmente se sente preso à vida corporativa apenas por ter contas a pagar. Talvez não também.

Teve quem perguntou meu ponto de vista. Demorei anos para responder isso dentro da minha cabeça, antes de fazer essa pergunta para outras pessoas. E cheguei à várias respostas diferentes.

Hoje, infelizmente, eu trabalho por dinheiro. O mundo cobra até a água que eu bebo, mesmo que seja da torneira. Ao mesmo tempo, amo o que faço, embora muitas pessoas não levem à sério.
Quando a gente deixa o amor ser a nossa principal fonte de renda, as pessoas querem pagar com afeto. E, apesar de imensurável, o amor não paga boletos. É aí que a coisa aperta. Sem falar que misturar amor com trabalho é okay, mas o dinheiro azeda o amor.

Claro que existem fases. A gente não abre um negócio e já chega no auge.
Começa-se do zero. Em tudo. Na vida.
A diferença é o tempo que essas fases duram em cada empreitada.

O que eu amo, por exemplo, leva o primeiro lugar quando o assunto é corte de despesas, é o último na fila dos boletos (às vezes nem quitado por muitos meses). O desânimo diminui o amor. Por isso eu misturo trabalho com amor, mas nunca amor com dinheiro. Pode dar uma ressaca terrível.

Um comentário:

Unknown disse... [Responder comentário]

Pri como sempre uma excelente mentalidade. Acredito que eu trabalho por amor. Não vejo e nem almejo quantias de dinheiro. O dinheiro é importante para nossa sobrevivência hoje na selva que vivemos, mas...
Quantas pessoas já atendi gratuitamente... quantas pessoas ficaram de me pagar e não pagaram......
Eu não liguei para aqueles que não me pagaram e atenderia pessoas gratuitamente se fosse preciso. Pra mim ver o que posso fazer por algumas pessoas nenhum dinheiro paga.
Falou tudo ao dizer misturar o amor ao trabalho mas não o dinheiro, realmente ele azeda qualquer relação.
Será que é por isso que não ganho dinheiro? Porque amo fazer o que faço e vejo o retorno sempre de uma forma diferente. Acredito que o dinheiro seja apenas uma consequência do fazer com amor para com o outro e para com aquilo que faz.
Mas ver as mudanças que pude proporcionar na vida de algumas pessoas nenhum dinheiro poderia pagar. Ver os olhos brilhando novamente pra vida e a esperança ressurgir não tem preço.
Amo tudo que escreve. Amo você minha amiga. Adorei o post