sábado, 25 de outubro de 2014

Escravos

Não é preciso emagrecer para caber num abraço. Não é preciso batom para deixar marca.
Não há manicure no mundo que deixe suas mãos tão lindas quanto quando estão entrelaçadas com outras mãos.
As chaminés da indústria da beleza soltam o vapor que sai do secador de cabelo.
A massa destrói o planeta, o clima agride a pele e o ego sai sangrando.
Anunciantes declarados, escravos de carteira assinada, objetos de desejo ou desejo por objetos?

Não é preciso se vestir para os outros, se estiver bem consigo. 
Um sorriso de verdade brilha mais do que qualquer gloss.


Marillion - Beautiful

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Culpada

Eu assumo a culpa. Isso mesmo, podem mandar pra cá.

Os hospitais, a educação, o casamento gay, os bolsas isso e aquilo. E as bolsas nos olhos de tanto chorar. Tudo minha culpa. Pronto. Agora parem de lamentar. Podem voltar para a fila do sus, pra pedir aquele atestado de burrice, que te libera alguns dias preguiçosos do serviço. Ou pegue um cineminha com aquela sua carteirinha de estudante, se é que você me entende. Agora pode parar de perder sangue, suor, saúde e saliva, não porque está ruim para você, mas porque está melhor para quem não deveria. Aproveite para varrer a calçada, cumprimentar o vizinho, abrir a correspondência.

E se me permite, só vou ajeitar o travesseiro, que foi a única coisa que mudou de lugar desde as últimas eleições.


sábado, 4 de outubro de 2014

Egoísmo

As pessoas e seu egoísmo tão singular.

Inventam combos, compre/ganhe, leve3/pague2, participe, concorra. Diversas formas de consumo coletivo, de sociabilizar, de se fazer presente. Pregam a ideia de uma vida à dois, a constituição de uma família, o trabalho em equipe e nunca ajudaram alguém a atravessar a rua, e ainda passam no sinal amarelo. Não dividem as tarefas, a porção, os sonhos e o coração.

Cada dia existem mais motoristas de si mesmos, carros vazios, ruas cheias, trânsito difícil. Cada vez mais solteiros compram camas de casal, para dividir com sua deprimente imaginação. A cada ano, os aniversários parecem mais simples festas, comemorações de ninguém. Cada… peça custa 1,99. Mas se levar duas, sai 1,49 cada.




The Rolling Stones - I'm free

Dos direitos e deveres

Eu nem deveria falar sobre política. Mas tanta gente sem instrução, sem noção, sem ação, não deveria se candidatar para tomar conta dos meus interesses, então…
Eu também não deveria falar sobre religião ou dinheiro (que para mim, soa igual). Muito menos deveria falar sobre relacionamentos interpessoais. Não devemos falar sobre o que não temos. E não deveria levar desaforo para casa.

Então eu devo, escovar os dentes ao levantar, tomar banho todos os dias, me alimentar e beber bastante água. Devo respeitar as pessoas, trabalhar, buscar alguma forma honesta de sustento, aceitar que algumas situações não voltam, comparecer aos meus compromissos, devo escolher um governante que não faz ideia de quem eu sou, assim como os artistas que pago pequenas fortunas para olhar, de longe. Devo sempre portar meus documentos e me portar como uma pessoa civilizada, mas não devo portar armas. Devo usar meu cabresto, caso não concorde. Mas não devo ser irônica. E por fim, devo, não nego, pago quando puder.


Bush - The only way out

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tudo que vai

Toda vez que me deparo com ela é a mesma sensação, o mesmo medo, desespero, a mesma falta de entendimento. Um questionário se forma dentro da cabeça, as respostas são tão abertas que fugiram sem deixar rastro. É múltipla escolha às cegas, uma via de mão única. E nada me tira da cabeça que nunca é justo. A sociedade não me deixa acreditar que seja uma coisa boa. Acontece de repente e, como em um pesadelo, quem fica, sai da realidade. Todas as oportunidades, todos os sonhos...
Quem garante que o feito foi suficiente?

Toda vez que a morte se faz presente, a vida me surpreende.


Simon and Garfunkel - The Sound of Silence